Por Eduardo Bentivoglio
- Mapeamento conduzido pela EloGroup destaca startups que unem propósito, tecnologia e impacto, pilares de um ecossistema cada vez mais maduro e conectado à transformação digital no país
- Em sua 8ª edição, o prêmio reflete o avanço do empreendedorismo brasileiro e conhece empresas que superaram a incerteza inicial e escalam soluções inovadoras.
- As startups reconhecidas mostram a consolidação de um ambiente cada vez mais fértil para investimento e disrupção, construindo seus pilares de tecnologia com base em IA, sustentabilidade e modelos inovadores de negócio.
A 8ª edição do 100 Startups to Watch, iniciativa promovida por Pequenas Empresas & Grandes Negócios (PEGN) e Época Negócios, em parceria com a EloGroup e a Innovc, tem como objetivo principal identificar empresas com maior potencial de gerar impacto em escala nos próximos anos, em uma trajetória de ascensão em 2025. A premiação, realizada em outubro, apontou as empresas mais promissoras em empreendedorismo, tecnologia e inovação no País, que apresentaram níveis relevantes de crescimento em receita, usuários, adoção de tecnologias disruptivas ou captação significativa de investimento, contribuindo para a sustentabilidade de longo prazo do ecossistema nacional de negócios.
“Este projeto dá visibilidade às startups e reconhece o trabalho árduo que elas desempenham para ‘tirar do chão’ uma empresa. Mas, mais do que isso, o prêmio serve como catalisador de deals”, afirma Jaime Frenkel, sócio da EloGroup. Segundo ele, tecnologias como a IA estão expandindo muito rapidamente a fronteira das possibilidades. Nesse contexto, é estratégico para as grandes corporações estarem em contato direto com as startups que estão criando essas soluções para conectá-las ao seu ecossistema.
Metodologia
Nesta edição, foram recebidas 1.955 candidaturas e, destas, somente as candidaturas validadas, após pesquisa da EloGroup e exame do comitê STW, prosseguiram para avaliação detalhada. O processo de seleção seguiu várias etapas, entre as quais destacam-se:
- Construção do formulário e refinamento dos critérios.
- Abertura do formulário de inscrição.
- Divulgação massiva e busca ativa de startups.
- Indicação de “embaixadores” para ampliar a adesão.
- Avaliação multicritério (realizada por consultores da EloGroup).
- Definição da lista de finalistas (200 empresas), incluindo exigência de diversidade de quadro societário (gênero, raça, orientação sexual ou PCD).
- Avaliação por jurados externos (fase 2).
- Reunião do júri para validação da lista final das 100 empresas selecionadas.
- Divulgação da lista na PEGN, Época Negócios e parceiros.
As startups foram avaliadas em cinco dimensões (nota de 1 a 5 em cada):
- Grau de inovação
- Potencial de mercado
- Modelo de negócio
- Qualidade da equipe
- Maturidade da solução
Tendências e destaques de 2025
Nos encontros preparatórios para a edição de 2025 do 100 Startups to Watch, promovidos pela EloGroup em parceria com a PEGN em lives transmitidas pelos canais oficiais no YouTube e nas redes sociais, foram abordados temas de grande relevância setorial para o ecossistema brasileiro de inovação.
Em junho, o foco foi o setor elétrico brasileiro com ênfase no papel das startups na transição energética, novas infraestruturas e digitalização das redes. Em julho, o olhar se voltou para o setor da saúde, destacando os desafios de inovação, telemedicina, regulação e a necessidade de adaptação de modelos à realidade brasileira. Em agosto, o diálogo transitou para o impacto da inteligência artificial (IA) nas startups brasileiras, debatendo se a adoção de IA é ainda opcional ou já condição de sobrevivência. Em outubro, finalmente, foco foi o varejo nacional, em discussão sobre como fintechs, omnicanalidade e personalização digital estão remodelando a relação entre empresa e consumidor.
Em conjunto, os diálogos apresentaram um panorama estratégico para a edição 2025 do 100 Startups to Watch, mostrando que a interseção entre tecnologia, setor especializado e escala está no cerne da inovação brasileira. As startups que se destacam são aquelas que não apenas trazem soluções tecnológicas, mas que operam com um modelo de negócio claro, em uma operação orientada a dados e capacidade de colaboração com grandes empresas e instituições.
Em resumo, o ecossistema de inovação brasileiro encerra o primeiro quarto do século XXI mais maduro para valorizar a convergência entre propósito, tecnologia e impacto, e o prêmio é o termômetro perfeito desse movimento.
“A IA generativa impacta, principalmente, a rapidez de prototipagem e a capacidade de implementar modelos escaláveis. Estamos vendo startups que reduzem tempo de ciclo e custam menos, o que interessa muito a grandes empresas”, ressalta Jaime.
Ao mapear uma base robusta de startups inovadoras, torna-se possível aproximar essas empresas das grandes corporações, como parceiros estratégicos, fornecedores de inovação ou alvo de investimento. “Um dos aspectos mais gratificantes deste trabalho do 100 Startups to Watch é o contato direto com empreendedores e com a as soluções que estão transformando os negócios no Brasil. Ao fazer essa ponte entre o ecossistema de startups e o mundo corporativo, geramos valor não só para as startups, mas para os clientes da EloGroup que buscam inovação real”, complementa Jaime.
Confira a lista das 100 Startups do Watch de 2025
Agronegócio
- Agrosmart
- Doroth
- Revella
- Zeit Soluções em Inteligência Artificial
Construção
- FastBuilt
Educação
- BeConfident
- Edusense
- Estuda.com
- Lingopass
Energia
- HAI – Hybrid AI
- Protium Dynamics
Financeiro
- Capital Empreendedor
- Ume
Impacto social
- Connecting Food
- ESG Now
- Food to Save
- Perto Digital
Indústria
- Anti-Algas Soluções Ambientais
- Bioinfood
- Biolinker
- Biosab Leveduras
- Harumi
- Infinite Foundry
- Noleak Defence
- Nude.
- NUU
- Pix Force
- Subiter
- TerraNova – Controle Microbiológico
- Trackfy
- Yágua Tecnologia
Jurídico
- InspireIP
- Jusfy
- Linte
Marketing e vendas
- HubLocal
- Manycontent
- Mention
- Yapoli
Meio ambiente
- Alga
- Carbon Free Brasil
- T&D Sustentável
- Tropiko
- Vertown
- Yattó
Saúde e bem-estar
- Abraço
- Bee Touch
- Blindog
- Brain4Care
- Carefy
- Covalenty
- Eleve Science
- Glia Innovation
- Grupo AME
- Guia da Alma
- Kidopi
- Lees Skincare
- Neomed
- Oncotag
- Onkos Diagnósticos Moleculares
- PBSF – Protecting Brains & Saving Futures
- Petgenoma
- Salvus Tecnologia
- Shaped 3D
- SYN Saúde
- Warux Health
- Weecaps
Seguros
- Granto Seguros
- Justos
- Mutuus Seguros
- Tech Trail Modelagem de Dados
Serviços
- Arquiteto de Bolso – Upik
- Loyalme
- Regenera Moléculas do Mar
Tecnologia
- A4 Solutions
- Acaso
- Avra
- Cogtive
- Dootax
- Fiibo
- Forza Composites
- GreenPlat
- IBBX
- Jestor
- Neowrk
- NeuralMind
- Nilo
- ObraSoft
- Octágora
- Proffer
- PX Data
- TissueLabs
- Unico Skill
- Wehandle
Transporte e logística
- Carteiro Amigo Express
- Frota 162
- SuperFrete
- Synkar Autonomous
Varejo
- Complete Magazine
- Maloka
- Twiggy
EDUARDO BENTIVOGLIO é Redator Sênior e Editor de EloInsights





