Reforma Tributária

Acionando alavancas estratégicas no novo ecossistema fiscal

Ao alinhar nosso modelo de tributação sobre o consumo ao que há de mais moderno na experiência internacional,

a Reforma Tributária tornou-se um marco para a melhoria do ambiente de negócios no Brasil.

A Reforma Tributária sobre o Consumo altera as regras do jogo de maneira majoritariamente horizontal, impactando indústrias de cadeias de valor longas e curtas – já acostumadas a operar de maneira mais próxima a um modelo de Imposto de Valor Agregado (IVA) -, ao setor de serviços de alta complexidade. Mais do que uma readequação aderente à conformidade exigida, a Reforma abre espaço para repensar modelos de negócios e otimizar operações por meio de diferentes alavancas de valor.

Como temos apoiado nossos clientes

Combinando uma abordagem estratégica com a necessária adequação das operações às novas exigências de conformidade, com uma visão integrada, que alia transformação de negócio à implementação segura das mudanças trazidas pela Reforma.

PMO de conformidade tributária

Apoio na transição regulatória por meio de um PMO com foco em garantir aderência às novas exigências e identificação de oportunidades de geração de valor. Isso inclui o apoio no mapeamento de sistemas impactados, adaptação de layouts e parametrizações de notas fiscais, e revisão de processos operacionais, garantindo conformidade e mitigação de riscos.

A primeira onda de implementação ocorrerá em janeiro de 2026 e as empresas precisam estar preparadas para essa mudança.

Identificação de alavancas estratégicas

A nova lógica de crédito tributário unificado redefine como as empresas pensam a alocação de capital. Ajudamos organizações a transformar esse novo cenário em vantagem competitiva — revisitando decisões estratégicas e redesenhando modelos operacionais antes limitados por distorções fiscais.

Exemplo de decisão: avaliação de modelos de terceirização de backoffice, que deixam de ser centros de custo para se tornarem alavancas de eficiência, escala e valor.

Decisões estratégicas de investimento​

Revisão de decisões para a alocação de capital, com base na nova lógica de crédito tributário unificado. Com isso, organizações podem redefinir planos de expansão, explorar novos mercados, além de reavaliar portfólios de investimento e priorizar iniciativas com maior retorno líquido para capturar oportunidades antes limitadas por distorções tributárias.

Footprint e cadeia de fornecimento

Reavaliação da presença geográfica e estruturação das cadeias de fornecimento para garantir a eficiência. Com o fim de incentivos fiscais que distorciam a competitividade, empresas podem migrar para uma lógica baseada em eficácia logística real, priorizando proximidade com mercados relevantes e promovendo cadeias mais dinâmicas e resilientes.

Gestão de caixa e capital de giro

Suporte na adaptação dos fluxos financeiros e operacionais ao novo modelo de recolhimento de tributos, que passa a ocorrer no momento da transação comercial, com possíveis impactos no capital de giro, priorizando proximidade com mercados relevantes e promovendo cadeias mais dinâmicas e resilientes.

Atuação no Ecossistema Fiscal

Apoio a diversos órgãos da área fiscal desde 2009, com conhecimento aprofundado sobre os desafios e soluções do ecossistema brasileiro, incluindo práticas de gestão, tecnologias especializadas e instrumentos de tomada de decisão. 

Nos últimos anos, houve uma expansão desse conhecimento a partir de experiências internacionais, em especial nos países da OCDE, com identificação de estratégias voltadas ao fortalecimento do ambiente de negócios.

Entre elas, destaca-se a ampliação das iniciativas de conformidade voluntária, aprimoramento da relação entre setor público e iniciativa privada. Conhecida como melhoria da relação fisco-contribuinte, essa abordagem busca apoiar empresas no cumprimento de suas obrigações, aumentar a eficiência da arrecadação e promover um ambiente mais saudável e competitivo.

Parceria com instituições e empresas que estão construindo o novo sistema tributário brasileiro.

Atuação junto a uma das empresas integrantes do programa piloto da Reforma Tributária, vivenciando na prática as movimentações de adequação ao novo modelo após participação na fase de concepção.

Essa experiência permite apoiar organizações de diferentes setores com soluções concretas, antecipação de riscos e captura de valor — desde os primeiros passos até a consolidação das estratégias que a reforma tributária proporcionará.

Saiba mais sobre como adaptar seu negócio ao novo ecossistema fiscal com nossos insights:

Veja na íntegra