Reforma Tributária

Acionando novas alavancas estratégicas

A Reforma Tributária não é apenas sobre tributos. Trata-se de uma mudança no ambiente de negócios no Brasil.

Com a Reforma Tributária Sobre o Consumo, mudam as regras do jogo para empresas de diferentes setores – da indústria de alta complexidade ao setor de serviços. Mais do que uma alteração de conformidade, a reforma abre espaça para repensarmos modelos de negócios e otimizar operações por meio de diferentes alavancas de valor.

A EloGroup apoia líderes em todos os níveis, do middle management ao C-level, combinando uma abordagem estratégica com a necessária adequação das operações às novas exigências de conformidade. Atuamos com uma visão integrada, que alia transformação de negócio à implementação segura das mudanças trazidas pela Reforma.

Como apoiamos os nossos clientes:

→ PMO de conformidade tributária

Apoiamos na transição regulatória por meio de um PMO com foco em garantir aderência às novas exigências e identificação de oportunidades de geração de valor. Nossa atuação inclui o apoio no mapeamento de sistemas impactados, a adaptação de layouts e parametrizações de notas fiscais, e a revisão de processos operacionais, garantindo conformidade e mitigação de riscos. A primeira onda de implementação ocorrerá em janeiro de 2026 e as empresas precisam estar preparadas para essa mudança.

→ Decisões estratégicas de investimento

Ajudamos empresas a revisitar suas decisões de alocação de capital com base na nova lógica de crédito tributário unificado.
Empresas podem assim redesenhar estratégias de terceirização de atividades não core, como CSCs e operações de backoffice, para capturar oportunidades antes limitadas por distorções tributárias.

→ Precificação e estratégia
comercial

A nova lógica de crédito tributário unificado redefine como as empresas pensam a alocação de capital. Ajudamos organizações a transformar esse novo cenário em vantagem competitiva — revisitando decisões estratégicas e redesenhando modelos operacionais antes limitados por distorções fiscais. Exemplos de decisões: avaliação de modelos de terceirização de backoffice, que deixam de ser centros de custo para se tornarem alavancas de eficiência, escala e valor.

→ Footprint e cadeia de fornecimento

Ajudamos nossos clientes a reavaliar sua presença geográfica e estruturar cadeias de fornecimento mais eficientes.
Com o fim de incentivos fiscais que distorciam a competitividade, empresas podem migrar para uma lógica baseada em eficiência logística real, priorizando proximidade com mercados relevantes e promovendo cadeias mais dinâmicas e resilientes.

→ Gestão de caixa e capital de giro

Oferecemos suporte na adaptação dos fluxos financeiros e operacionais ao novo modelo de recolhimento de tributos, que passa a ocorrer no momento da transação comercial, com possíveis impactos no capital de giro.

A EloGroup está ao lado das empresas que estão moldando o futuro tributário do Brasil.

Atuamos em conjunto a uma empresa integrante do programa piloto da Reforma Tributária, vivenciando na prática os primeiros movimentos de adequação ao novo modelo.

Essa experiência nos permite apoiar organizações de diferentes setores com soluções concretas, antecipação de riscos e captura de valor — desde os primeiros passos até a consolidação das estratégias que a reforma tributária proporcionará.

Nossa atuação no Ecossistema Fiscal

A EloGroup é reconhecida pelo BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento) como referência na discussão tributária, com projetos realizados também com BIRD, UNESCO, PNUD, GiZ, entre outros. 

Apoiamos diversos órgãos da área fiscal desde 2009, período no qual adquirimos profundo conhecimento sobre os desafios e soluções do ecossistema brasileiro, incluindo práticas de gestão, tecnologias especializadas e instrumentos de tomada de decisão. Assim, a partir dessas experiências, fomos capazes de acelerar a entrega de resultados para nossos clientes de forma singular. 

Veja na íntegra