Por EloInsights
- EloGroup é a mais nova integrante da rede global de consultorias independentes Cordence Worldwide.
- Rede de 9 empresas atua em 60 escritórios, em 19 países.
- Jill Jacques, managing director da Cordence, e Rafael Clemente, CEO da EloGroup, comentam a entrada do mais novo membro para representar as consultorias em toda América Latina.
Neste início de 2024, a EloGroup dá mais um passo importante em sua trajetória como uma consultoria de transformação. Acabamos de nos associar à Cordence Worldwide, uma aliança global de 9 consultorias independentes que soma 60 escritórios em 19 países, nas Américas, Europa e Ásia. Com esse movimento, expandimos nossa atuação geográfica e temática, e potencializamos nosso impacto junto aos clientes.
Como detalha o nosso CEO, Rafael Clemente, ao fazer parte da Cordence, a EloGroup terá acesso a uma forte “colaboração com especialistas do mundo todo, que já realizaram cases em diferentes empresas e contextos. Isso enriquece ainda mais nosso repertório para resolver outros desafios, mesmo que locais, da América Latina.” Na perspectiva de Rafael, a associação vem somar a um momento único na trajetória da EloGroup, de grande robustez de time e cultura.
Na ótica de Jill Jacques, managing director da Cordence Worldwide, a parceria oferece ainda, para as empresas associadas, uma oportunidade única de acesso a players importantes da América Latina, em setores-chave da indústria. Ela destaca o mindset empreendedor da EloGroup, a solidez do time e da cultura, além das competências em dados e tecnologia como fatores que suportaram a decisão de incluir o novo membro brasileiro.
“A EloGroup tem um time incrível que se encaixa culturalmente com nossos outros membros”, diz Jacques. “Há uma grande sinergia nos setores da indústria que a EloGroup atende e nas prioridades para nossas outras empresas associadas.”
Leia, a seguir, na íntegra, a entrevista que EloInsights conduziu junto a Jill Jacques, Managing Director da Cordence Worldwide, e Rafael Clemente, CEO da EloGroup:
Jill Jacques, Managing Director da Cordence Worldwide
Você poderia descrever brevemente o que é a Cordence e como as empresas associadas colaboram?
A Cordence é uma aliança global de empresas de consultoria de gestão que trabalham juntas para oferecer soluções integradas e inovadoras aos clientes. Um mundo em constante mudança significa que nossos clientes precisam estar prontos para enfrentar novos desafios e manter-se um passo à frente, e a colaboração entre nossas empresas associadas permite que as soluções que oferecemos a esses clientes sejam inovadoras e abrangentes. A Cordence também proporciona conexões internas para suas empresas associadas por meio de comunidades industriais e temáticas, a Rede de Jovens Profissionais e Mulheres na Consultoria.
A Cordence Worldwide é uma rede global de empresas de consultoria verdadeiramente conectadas com a capacidade de pensar e entregar juntas. Trabalhando juntas por mais de 18 anos, nossas empresas associadas são capazes de reunir experiência e expertise de todo o mundo para oferecer soluções — e valor real — para seus clientes.
Agora que a Cordence tem um representante na América Latina, a quais benefícios as empresas latino-americanas e internacionais com operações aqui têm acesso?
Empresas latino-americanas que estão se expandindo para outras regiões, vendendo para outros países ou dependendo de outros países para apoiar sua cadeia de suprimentos, podem se beneficiar de ter um parceiro de consultoria que fornece expertise e cobertura internacionalmente. Elas também podem se beneficiar de ideias, expertise e aprendizados de trabalhos realizados ao redor do mundo.
De forma semelhante, empresas internacionais terão acesso a expertise e alcance na América Latina.
Quais foram as principais características e diferenciais da EloGroup que foram cruciais na decisão de nos convidar para esta parceria?
A EloGroup tem um time incrível que se encaixa culturalmente com nossos outros membros. É uma empresa focada em entregar mudanças transformacionais e valor para seus clientes e funcionários, e está focada em crescimento, com uma mentalidade verdadeiramente empreendedora.
Há uma grande sinergia nos setores da indústria que a EloGroup atende e nas prioridades para nossas outras empresas associadas; além disso, as competências em dados e tecnologia que complementam sua expertise em consultoria de gestão farão da EloGroup uma ótima parceira.
O que as empresas e multinacionais veem como perspectivas para a América Latina?
Empresas ao redor do mundo estão investindo na América Latina, vendo-a como um ponto crítico para o crescimento dos negócios e como parte de sua cadeia de suprimentos global. Há um enorme investimento em infraestrutura e construção com objetivo de apoiar os setores de energia, químicos, bens industriais e de consumo.
Cada uma das empresas associadas à Cordence já ouviu de seus clientes sobre a importância da América Latina, e estão animadas para poder apoiar seus clientes aqui.
Rafael Clemente, CEO da EloGroup
Na sua visão, qual a importância de a EloGroup se associar à Cordence, uma rede de consultorias independentes? Quais suas expectativas com essa parceria?
A associação à Cordence nos ajuda a dar um importante passo de exposição global. Um primeiro aspecto importante é que passamos a colaborar com uma rede de experts globais, em 60 escritórios em 19 países, e uma diversidade de experiências muito interessante. Esse time atua de forma integrada. É como se tivéssemos acelerado um crescimento que levaria dez anos, sem as dores de perder a nossa independência. Essa geração de valor é muito interessante em vários aspectos. Para o negócio, passamos a ter exposição a projetos globais; para os times, é uma possibilidade de colaboração e carreira internacional; para os clientes, uma disponibilidade de expertise ainda maior. Ou seja, essa parceria tem potencial de mudar nosso patamar como empresa.
Você pode falar brevemente sobre o atual momento de expansão da EloGroup? Quais os principais impulsionadores?
Estamos em um momento muito interessante da empresa. Nossos sócios e nosso time estão bastante maduros e robustos, com uma cultura forte e única. Construímos relações de confiança e temos realizado transformações extremamente relevantes em nossos principais clientes. Isso nos permitiu traçar uma visão de crescimento muito empolgante para 2027, ano em que completaremos 20 anos.
Entre as principais alavancas para tal, estão continuar escalando a empresa com base na qualidade e consistência de nossas entregas (o “feijão com arroz” de cada dia) e outras iniciativas, como a internacionalização, à qual a associação com a Cordence tem muito a contribuir, e eventuais aquisições para fortalecer nossa presença em países estratégicos ou reforçar nosso time com novos sócios e talentos que possam agregar expertise. Estamos muito empolgados com o desafio que nos colocamos e ao mesmo bastante confiantes de que iremos entregar.
Na sua opinião, quais são as características e diferenciais da EloGroup que foram cruciais para que ela fosse selecionada para fazer parte da Cordence?
A participação na Cordence nos coloca em uma rede de expertise global, na qual certamente poderemos contribuir muito com as nossas competências em transformação digital e também em indústrias que estão cada vez mais com interesse global, como a de energia, em especial nos temas de transição energética e sustentabilidade. Obviamente, nossa diversidade de expertise nas múltiplas indústrias, e nas diversas práticas que vão da estratégia à transformação e ao delivery, foram fatores valorizados na escolha da EloGroup.
Outro fator que sem dúvida foi um grande diferencial é o alinhamento de valores e o reconhecimento da força da nossa cultura. No fundo, com a velocidade com que as coisas hoje mudam, muito mais importante que sua expertise hoje, é o quanto a empresa está preparada, em termos de qualidade de pessoas e cultura, para se atualizar e resolver os problemas dos clientes.
De maneira bem prática, você poderia resumir como essa associação pode ampliar o impacto da EloGroup tanto fora quanto dentro da América Latina?
De forma resumida, essa resposta tem alguns eixos. No eixo de transformações nos clientes, acredito que: (i) levaremos a expertise da EloGroup para clientes globais, apoiando transformações mais impactantes junto aos nossos parceiros; (ii) passamos a oferecer cobertura na América Latina para clientes multinacionais e projetos globais que exijam transformações locais e expertise da região; (iii) poderemos trazer expertise global para projetos na América Latina.
No eixo conhecimento e ofertas, teremos uma colaboração com especialistas do mundo todo, que já realizaram cases em diferentes empresas e contextos, o que enriquece ainda mais nosso repertório para resolver outros desafios, mesmo que locais, da América Latina.
No eixo de talentos, a troca e experiência internacional sem dúvida agregará muito na formação dos nossos times e isso naturalmente impactará positivamente as soluções que construímos.