100 Startups to Watch tem inscrições abertas para edição 2024

Por EloInsights 

  • Premiação Startups to Watch (STW), uma das mais aguardadas do ecossistema de inovação brasileiro, está com as inscrições abertas.  
  • Lista é uma realização de Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios em parceria com a EloGroup e a Innovc. 
  • Inscrições seguem abertas até o dia 15 de julho, enquanto premiação ocorre em outubro. 

Atenção, empreendedores e empreendedoras de todo o Brasil! Estão abertas as inscrições para o 100 Startups to Watch, a já tradicional lista que anualmente reconhece as conquistas de jovens empresas de base tecnológica que estão despontando no cenário de inovação nacional. A lista é uma realização de Pequenas Empresas & Grandes Negócios e Época Negócios em parceria com a EloGroup e a Innovc. 

Podem participar da premiação empresas que se enquadram no conceito de startup, a saber:  

Empresas que constantemente reavaliam e refinam seus modelos de negócio, tanto em verticais de clientes-alvo quanto de proposta de valor, canal de atuação ou recursos; que o façam em ciclos de aprendizado regulares, e, portanto, com flexibilidade e agilidade para se transformar em cenários de rápida mudança. Uma startup tem como “estrela guia” a inovação, tanto em modelo de negócio quanto em base tecnológica, e finalmente, precisa apresentar um alto grau de escalabilidade. Ou seja, ser capaz de gerar grande impacto rapidamente, característica derivada de um apetite por inovar e trazer mudanças significativas ao mercado. 

Se a sua empresa se enquadra nessas características, não perca a oportunidade de receber o reconhecimento de uma das mais importantes chancelas do ecossistema empreendedor brasileiro! As inscrições seguem abertas até 15 de julho. 

“O 100 STW foi criado para dar visibilidade para as startups com maior potencial do ecossistema brasileiro”, diz Jaime Frenkel, sócio da EloGroup. “Fazemos isso utilizando a plataforma de comunicação da Globo, maior grupo de comunicação do Brasil, e a experiência e metodologia da EloGroup na avaliação e seleção dessas startups.”

Seleção e avaliação do STW

No ano passado, foram mais de 2 mil startups cadastradas, avaliadas por uma equipe de especialistas da EloGroup que chega a contar com 40 profissionais, em coordenação com o Comitê do STW.  

Ao longo do processo, a seleção ocorre em etapas que incluem:  

  • Construção do questionário e critérios;   
  • Busca ativa de startups;  
  • Avaliação multicritério;  
  • Definição da lista de 200 startups finalistas;  
  • Avaliação dos jurados;   
  • Premiação e divulgação da seleção.  

  

Entre as dimensões nas quais as startups são avaliadas, estão:  

  • Grau de Inovação  
  • Potencial de mercado  
  • Negócio  
  • Equipe  
  • Maturidade da Solução  

  

No quesito Grau de Inovação, por exemplo, avalia-se a diferença da solução da startup em relação ao que já existe no mercado, e a dificuldade de copiá-la. Já no critério Equipe, a análise gira em torno da quantidade de experiência relevante do time considerando o campo de atuação do negócio, além da diversidade encontrada entre seus integrantes, a partir de marcadores como gênero e raça.   

Para este ano, um dos objetivos da organização é seguir na trajetória de amadurecimento da lista, no sentido de obter uma amostragem ainda mais diversa, inclusive geograficamente, que verdadeiramente represente o ecossistema de inovação brasileiro em toda sua complexidade e variedade.   

No ano passado, uma série de ações nessa direção garantiu um aumento, de 29% em 2022 para 44% em 2023, no número de startups com 50% ou mais dos sócios com alguma característica de diversidade. Aumentou também em 150% o número de startups da região Norte entre as 200 finalistas, 30% do Nordeste, e 25% do Centro-Oeste. 

“Eu recomendo que os participantes preencham o formulário pensando como se estivessem fazendo um pitch do seu negócio”, diz Frenkel. “Estamos em buscas de empresas capazes de ter impacto e fazer a diferença em um contexto nacional e global. Pensem que vocês estão fazendo um pitch para mostrar para nós, e para o Brasil, por que sua startup deve estar nessa lista.”

Até o final das inscrições, haverá uma série de webinars para aprofundar em aspectos que podem ajudar os empreendedores em sua jornada STW. Fiquem ligados! E para a lista do ano passado, acesse nosso artigo de Insights 

Enviar por email